terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sakura Card Captor


Como minha primeira postagem, resolvi falar de um dos meus primeiros animes, que também é um dos meus favoritos até hoje - Sakura Card Captors
Terão sido as várias cartas com poderes diferentes? O carisma e o otimismo de Sakura? A amizade e as roupas de Tomoyo? A rivalidade com Shaoran? Os mistérios dos guardiões das cartas e do próprio Mago Clow? Ou será que foram as história do Yamazaki? Talvez por tudo isso Sakura Card Captors é uma das obras mais famosas e queridas do grupo de mangakás CLAMP. Sucesso no Japão e no Brasil (e mundo afora), o desenho foi exibido por aqui no Cartoon Network, na Rede Globo (na TV Globinho), e no Boomerang.

FICHA TÉCNICA


Autor: CLAMP
Gênero: Aventura/ação, Romance, Mahou-Shoujo
Estúdio: Madhouse
Editora: Kodansha (Japão); JBC (BR)

1ª FASE -
        Anime -  Episódios 1-35 (1ª Temporada) + 1º Filme + Episódios 36-46 (2ª Temporada)
        Mangá - Volumes 1-12 (normal) ou volumes 1-6 (tankobon)

2ª FASE -
        Anime - Episódio 47-70 (3ª Temporada) + 2º Filme
        Mangá - Volumes 13-24 (normal) ou volumes 7-12 (tankobon)


1ª FASE

A história começa com quando Sakura descobre um livro estranho em casa e, ao abri-lo, liberta cartas mágicas. As Cartas Clow foram criadas há muito tempo por um poderoso mago que ao morrer as lacrou no livro, e conforme explica Kerberos, ou Kero, o guardião das cartas, Sakura deve reuní-las novamente para evitar que “ao mundo venha a desgraça”.
Uma carta pode representar alguma força ou elemento da natureza (como água, trovão e areia) ou pode ser algo mais diverso (como disparo, labirinto e espada) – de tempos em tempo uma carta se manifesta e começa a atingir alguma parte da cidade, e é aí que entra a card captor.

Pra selar as cartas novamente, Sakura tem ajuda de Kero e seus conhecimentos sobre as cartas, e o apoio de sua melhor amiga Tomoyo, que sempre faz uma roupa pra cada empreitada (não, sério, é uma ou duas por episódio!) e ainda grava a ação toda em vídeo! E como se capturar as cartas sendo inexperiente em magia já não fosse difícil, aparece um rival treinado em magia e combate: afinal Shaoran/Shoran Li, descendente do próprio Mago Clow, também está atrás das cartas.

2ª FASE - [SPOILERS da 1ª!]



Na terceira temporada, após enfim capturar todas as cartas e passar pelo Juízo Final, Sakura descobre que seu trabalho não terminou. Como nova mestra das cartas, a garota tem que transformar todas as Cartas Clow em Cartas Sakura, para que essas possam viver de seu próprio poder mágico – senão perderão seus poderes. A oportunidade perfeita para a tarefa aparece quando acontecimentos estranhos acompanhados de uma presença forte e familiar ocorrem pela cidade – o que ocorre na mesma época em que um aluno novo chega em Tomoeda... Agora com Tomoyo, Kero, Shaoran e Yue ao seu lado, Sakura tem que por um fim nesses problemas.

NOTA - MANGÁ X ANIME


 Apesar de bem mais longo, e com muitas cartas inexistentes no mangá, o anime é bem fiel aos  quadrinhos, no sentido de que não altera nem retira nada significante, com exceção de um fato sobre o Mago Clow, que era pra ser revelado no fim da série – e que explicaria algumas coisas. O modo como Sakura percebeu e declarou seus sentimentos é na verdade bem diferente nas duas versões, mas no fim o resultado é basicamente o mesmo.

Algumas modificações da versão animada incluem Shaoran capturando cartas, e Meiling, que é exclusiva do anime. Logo estarei postando e comentando sobre as diferenças mais a fundo, mas com spoilers. Em breve também falarei dos filmes e especiais.
NOVIDADE (nem tão nova assim)
 
 
Pra quem não completou a coleção dos mangás da primeira vez, pra quem completou mas gosta de especiais, e pra quem quiser começar a ler CCS agora, a JBC está relançando Card Captor Sakura, agora em formato tankobon (aquele mais grossinho!). Dessa vez o papel da capa e do interior são de melhor qualidade e cada edição possui ilustrações (belíssimas) coloridas! O nº 5 (antigos 9 e 10) já está à venda!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário