quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sakura Card Captor - Filmes e Especiais


Agora, para finalizar a parte informativa de Sakura Card Captors: Os filmes e OVAs. O segundo filme é obrigatório, o resto é opcional. Aí vai:

 FILME 1 - VIAGEM À HONG KONG
 O primeiro filme, Viagem à Hong Kong, não é necessário à história, mas não deixa de ser mais uma aventura da card captor. Nele temos a única aparição da carta A Flecha e o único momento em que conhecemos a família de Shaoran, descendentes de Clow (mangá incluso)!!! Na história, Sakura ganha um concurso para ir a Hong Kong, para onde viaja com Tomoyo, Touya e Yukito. Lá eles se encontram com Meiling e Shaoran, que foram passar as férias em casa, e todos acabam indo para casa dos Li. Sakura começa a ter sonhos estranhos e repetitivos, relacionados a uma mulher e à agua,  e quando acordada, é perseguida por uma presença pela cidade. Parece que não é só em Tomoeda que as coisas acontecem! O filme deve ser assistido depois da primeira temporada. Nunca trazido ao Brasil, só é encontrado legendado por fansubers. 

FILME 2 - A CARTA SELADA
O segundo filme, A Carta Selada, é que traz o final da série televisiva (daí só deve ser visto depois do último episódio). Nos primeiros minutos somos presenteados com a visão de uma área em construção, vazia durante a noite, onde vemos uma... Carta Clow! Já se passaram alguns meses desde o fim da série, e Shaoran e Meiling vêm a Tomoeda de férias, e logo uma forte presença começa a se manifestar na cidade. Acontecimentos aparentemente inofensivos não atraem a atenção de ninguém, mas logo fica claro que a missão de Sakura ainda não acabou. Felizmente o filme foi dublado e vendido no Brasil, encontrado também em locadoras – Só lamento a troca de dubladora da Sakura, mas enfim...

OVAS

Há 4 OVAs de CCS. Os quatro são curtos e divertidos, e se encaixam em diferentes momentos da série, ams não trazem revelações do enredo. O 1º OVA, pode ser visto a qualquer hora sem problemas; o 2º é pra ser visto depois durante a 3ª tem
porada; o 3º tem Meiling, mas você pode ou não esperar por ela aparecer no anime; e finalmente, o especial “A Seção de Kero” é pra ser visto depois da 3ª temporada;
 
 - A Seção de Kero é um divertido especial de Kero e Spinel, correndo atrás de um “croquete de polvo” pela cidade. Ele pode ser visto no DVD do 2º filme (voz diferente pro Spinel :( )
- O 1º OVA é sobre Tomoyo gravando o suposto “Memorial da Sakura”
- O 2º é com Sakura, Tomoyo e Eriol fazendo doces, mas com as fornadas desaparecendo assim que ficam prontas
- E por fim, há o 3º OVA, que é quando Meiling e os outros descobrem que a verdade sobre os olhos de Yamazaki!!


 ************************************************************************
Fonte dos screencaps  (Acessem para mais screenshoots e para gifs!!)

http://tomoeda-snaps.tumblr.com/tagged/seasons

Sakura Card Captor - MANGÁ X ANIME


Como havia dito, aí vêm as diferenças entre o mangá e o anime de Sakura Card Captor. Como é impossível falar sobre isso direito sem falar em SPOILER, nem olhe pro post se não quiser saber!
 

Cartas - Enquanto no mangá só existem 19 cartas, no animê, para esticar mais a história, Sakura tem que capturar 52! Na verdade, inventaram tantas novas cartas que nem o animê foi capaz de mostrar todas elas – algumas são apenas mencionadas ou só vistas fora do desenho (como onda e libra). Algumas adições foram realmente interessantes (como sono, tempo e retorno), mas algumas cartas têm uma utilidade o tanto quanto duvidosa (como bolhas e doce)... 

 
 Meiling - Muita gente odeia muita gente adora. Bem, de qualquer forma ela acrescenta alguma emoção e certo humor a mais, não? O público alvo do anime é pra crianças, então porque não fazer uma “rival” durona e escandadosa? E ela lutando contra “A luta” e ajudando Shaoran com “Os gêmeos” foram boas ideias. Além do mais a reação dela pelo fim de seu “noivado” com Shaoran foi bem tocante. E foi legal ver Meilin tentando juntar ele e Sakura no segundo filme! 



[MUITOS SPOILERS]


Shaoran capturando cartas – No mangá só quem captura cartas é Sakura – afinal era ela é quem estava destinada desde o início a ser mestra das cartas. Mas veja bem, com 52 Cartas Clow ao invés de 19, o Shaoran ia parecer muito incompetente se não capturasse nenhuma no anime. Então ele captura algumas, tenta o Juízo Final e tudo.


Sakura entende seus sentimentos
1. Ombro amigo - Apesar de eu adorar o segundo filme e tal, achei muito legal que no final do mangá, antes de entender que amava Shaoran, ela se encontra com suas amigas, que lhe ajudam a entender. O único porém é que desde a primeira vez que li notei a ausência de Naoko, mas recentemente (só recentemente!) vi uma entrevista com as mangakás, que diziam que na verdade Naoko teria um relacionamento a distância, mas a história nunca se encaixou no mangá, e acabou de fora! Mas é bom saber////Além dos amigos da escola, Kero, Yukito e Touya também apoiam Sakura. No anime ainda vemos Tomoyo ajudando Sakura, e um pouco de Yukito e Touya também. No segundo filme, Yukito e o próprio Yue dão apoio a ela!

2. Ursinho - Ah, e uma coisa que ficou de for do anime foi o ursinho que Sakura fez pro Shaoran – imagino que no filme a história do ursinho não tava mais no clima (o que é uma pena, mas enfim...).



As duas metades de Clow - Poxa, além do fato de Fujitaka também ser uma reencarnação do Mago Clow ser bem inesperado (pelo menos pra mim), ele explica muito, não? Explica porque o professor não lembra de seu passado, como que ele achou o livro The Clow e provavelmente até de onde vem os poderes da Sakura, certo? Touya puxou a sensibilidade sobrenatural da mãe, e Sakura tem grandes poderes que nem o pai... ou pelo menos que nem o pai na vida passada dele, afinal Eriol ficou com todo o poder de Clow... Mas no universo CLAMP, tudo é possível. 


Grandes momentos - roupas - Não que isso realmente importe, mas só eu achei as roupas de Sakura do Juízo Final e do confronto com Eriol bem mais bonitas no mangá? O primeiro reflete bem a magia de Clow, o sol, a lua e tal, e o segundo reflete bem a própria Sakura (rosa e com estrelas). Na verdade o traje da luta final é bem legal no anime também (com aquela capa e as estrelas), mas aquela roupa do juízo podia ser bem mais caprichada (esse lacinho com pompoms...).

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sakura Card Captor


Como minha primeira postagem, resolvi falar de um dos meus primeiros animes, que também é um dos meus favoritos até hoje - Sakura Card Captors
Terão sido as várias cartas com poderes diferentes? O carisma e o otimismo de Sakura? A amizade e as roupas de Tomoyo? A rivalidade com Shaoran? Os mistérios dos guardiões das cartas e do próprio Mago Clow? Ou será que foram as história do Yamazaki? Talvez por tudo isso Sakura Card Captors é uma das obras mais famosas e queridas do grupo de mangakás CLAMP. Sucesso no Japão e no Brasil (e mundo afora), o desenho foi exibido por aqui no Cartoon Network, na Rede Globo (na TV Globinho), e no Boomerang.

FICHA TÉCNICA


Autor: CLAMP
Gênero: Aventura/ação, Romance, Mahou-Shoujo
Estúdio: Madhouse
Editora: Kodansha (Japão); JBC (BR)

1ª FASE -
        Anime -  Episódios 1-35 (1ª Temporada) + 1º Filme + Episódios 36-46 (2ª Temporada)
        Mangá - Volumes 1-12 (normal) ou volumes 1-6 (tankobon)

2ª FASE -
        Anime - Episódio 47-70 (3ª Temporada) + 2º Filme
        Mangá - Volumes 13-24 (normal) ou volumes 7-12 (tankobon)


1ª FASE

A história começa com quando Sakura descobre um livro estranho em casa e, ao abri-lo, liberta cartas mágicas. As Cartas Clow foram criadas há muito tempo por um poderoso mago que ao morrer as lacrou no livro, e conforme explica Kerberos, ou Kero, o guardião das cartas, Sakura deve reuní-las novamente para evitar que “ao mundo venha a desgraça”.
Uma carta pode representar alguma força ou elemento da natureza (como água, trovão e areia) ou pode ser algo mais diverso (como disparo, labirinto e espada) – de tempos em tempo uma carta se manifesta e começa a atingir alguma parte da cidade, e é aí que entra a card captor.

Pra selar as cartas novamente, Sakura tem ajuda de Kero e seus conhecimentos sobre as cartas, e o apoio de sua melhor amiga Tomoyo, que sempre faz uma roupa pra cada empreitada (não, sério, é uma ou duas por episódio!) e ainda grava a ação toda em vídeo! E como se capturar as cartas sendo inexperiente em magia já não fosse difícil, aparece um rival treinado em magia e combate: afinal Shaoran/Shoran Li, descendente do próprio Mago Clow, também está atrás das cartas.

2ª FASE - [SPOILERS da 1ª!]



Na terceira temporada, após enfim capturar todas as cartas e passar pelo Juízo Final, Sakura descobre que seu trabalho não terminou. Como nova mestra das cartas, a garota tem que transformar todas as Cartas Clow em Cartas Sakura, para que essas possam viver de seu próprio poder mágico – senão perderão seus poderes. A oportunidade perfeita para a tarefa aparece quando acontecimentos estranhos acompanhados de uma presença forte e familiar ocorrem pela cidade – o que ocorre na mesma época em que um aluno novo chega em Tomoeda... Agora com Tomoyo, Kero, Shaoran e Yue ao seu lado, Sakura tem que por um fim nesses problemas.

NOTA - MANGÁ X ANIME


 Apesar de bem mais longo, e com muitas cartas inexistentes no mangá, o anime é bem fiel aos  quadrinhos, no sentido de que não altera nem retira nada significante, com exceção de um fato sobre o Mago Clow, que era pra ser revelado no fim da série – e que explicaria algumas coisas. O modo como Sakura percebeu e declarou seus sentimentos é na verdade bem diferente nas duas versões, mas no fim o resultado é basicamente o mesmo.

Algumas modificações da versão animada incluem Shaoran capturando cartas, e Meiling, que é exclusiva do anime. Logo estarei postando e comentando sobre as diferenças mais a fundo, mas com spoilers. Em breve também falarei dos filmes e especiais.
NOVIDADE (nem tão nova assim)
 
 
Pra quem não completou a coleção dos mangás da primeira vez, pra quem completou mas gosta de especiais, e pra quem quiser começar a ler CCS agora, a JBC está relançando Card Captor Sakura, agora em formato tankobon (aquele mais grossinho!). Dessa vez o papel da capa e do interior são de melhor qualidade e cada edição possui ilustrações (belíssimas) coloridas! O nº 5 (antigos 9 e 10) já está à venda!