quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dragon Ball


 
Quem não conhece a trilogia Dragon Ball? Um dos shonen de ação mais queridos de todos os tempos – seja entre meninos ou meninas –, a história de Goku e companhia foram um sucesso por anos e é exibidas até hoje. Conheça a série que inspirou tantos shounens atuais! Vai haver alguns SPOILERS, mas nada muito comprometedor - mesmo quem não assistiu Dragon Ball pode saber dessas coisas... Ah, e vou dar mais foco a Dragon Ball Z, a saga que acompanhei melhor, e a minha favorita.
A trama do desenho não é muito complicada, é mais uma questão de dar um contexto às lutas. E mesmo asim tem lá suas inconsistências – mas o ponto alto do desenho é a ação. Normalmente se os personagens não estão treinando, ou estão num torneio de artes marciais, ou estão salvando o mundo. Até quando mortos os personagens continuam treinando! A vida após a morte pode ser bem agitada em DB, com torneios e tudo.

A série é recheada de personagens, golpes, transformações e lutas marcantes. O desenho não hesitava em gastar vários episódios numa luta importante e aumentar a tensão, especialmente em DBZ (ok, isso na verdade é bem irritante, mas pra quem ainda era criança e podia assistir esse e mais outros 100 desenhos toda santa tarde, pra quê a pressa? E se você já não se pode dar a esse luxo, então só tenha em mente que vai levar um tempo até você ver tudo).

Entre uma luta séria e outra, sempre há tempo para um pocuo de paz, comédia e treino, para então conhecermos a nova ameaça ao mundo. Se você queria pancadaria e bom humor, veio ao lugar certo.
 Dragon Ball nos trouxe, entre muitos outros personagens legais, o protagonista mais carismático, inocente e forte de todos! Pra não falar naqueles caras durões que aparentemente não se importam com ninguém - e que de início não se importam mesmo - mas acabam protegendo os outros também. O bom também é sempre haver novos personagens, mas mantendo os já conhecidos.

Muitos filmes e também alguns OVAs e especiais foram feitos, e vários chegaram a ser dublados no Brasil.  Eles se encaixam em momentos variados das séries, com filmes ligados às três partes de Dragon Ball (bem, DBGT só tem um). Os filmes não são essenciais ao entendimento do anime, até porque muitos deles têm histórias isoladas. Os filme podem trazer velhos inimigos de volta ou apresentar inimigos exclusivos, como o poderoso Saiyajin Broly, que rendeu 3 filmes. Há também um especial sobre o tempo de Trunks do futuro e os andróides, adaptado de um capítulo do mangá. 2 filmes voltam ao passado e focam em Bardock, o pai de Goku, sendo um deles baseado num mangá spinn-off que não é de Toriyama. Ano que vem um novo filme será lançado no Japão, se passando perto do fim de DBZ.

FICHA TÉCNICA

 Autor: Akira Toriyama
Gênero: Ação, Artes Marciais, fantasia Científica, Comédia
Estúdio: Toei Animation
Editora: Shueisha (Japão); Conrad e Panini Comics (BR)

 Dragon Ball
Episódios: 153 / Volumes: 1-32
Dragon Ball Z
Episódios: 291 (DBKai*: 98)
/ Volumes: 33-83
Por Sagas:Saiyajin - Ep 1-35
                      (DBKai - 1-18)
                 Freeza - Ep 36-107
                     (DBKai -19-56)
                 Cell - Ep 108-194
                    (DBKai - 57-98)
                 Buu  - Ep 195-291
Dragon Ball GT

Episódios: 64




*Pra quem não sabe, Dragon Ball [Z] Kai é uma versão remasterizada e "resumida" de Dragon Ball Z, que cobre até a Saga de Cell. Está em exibição no Cartoon Network e na Band.O bom de Kai é que cortaram muuuita enrolação vista em Z para acompanhar melhor o mangá (perceba a diferença dos episódios por fase). Só o que é chato mesmo é terem trocado tantos dubladores.


DRAGON BALL

Antes de mais nada, devo dizer que nunca assisiti mais que alguns episódios de Dragon Ball. Como não podia deixar passar o início de tudo, porém, uma rápida descrição:
 Na primeira parte da trilogia acompanhamos Goku quando criança - e como jovem adulto, já no fim da série. Goku conhece Bulma, que está viajando pelo mundo, procurando pelas sete Esferas do Dragão, que quando reunidas, ao usar as palavras certas evoca-se um dragão que pode realizar um desejo. Goku tem uma das esferas, lembrança de seu falecido avô, que o criou, e como ele não a cede para Bulma, os dois decidem viajar juntos. No caminho fazem vários amigos e uma tonelada de inimigos, enfrentam dificuldades, blábláblá, vocês sabem. Em determinado ponto da série Goku treina artes marciais ao lado de Kuririn com o Mestre Kame, com quem aprende também a controlar seu Ki (energia presente em seu corpo) para lutar. Goku eventualmente participa de torneios de artes marciais e a medida que cresce enfrenta adversários ainda piores que antes, alguns dos quais se tornam seus amigos.

DRAGON BALL Z
 Prepare-se para heróis e vilões incríveis em lutas épicas e transformações à vontades - Com direito a aliens, andróides, fusões de personagens, viagens no espaço e até no tempo!
 Dragon Ball Z começa com a invasão da Terra por Raditz, membro da raça de alienígenas humanoides Saiyajins, e ele se revela irmão de Goku. Ele diz que Goku tinha sido mandado a Terra para destruí-la. Acontece que Goku bateu a cabeça quando era pequeno e esqueceu seu dever, e caba protegendo a humanidade ao invés de destruí-la. Raditz não se conforma e tenta fazer seu irmão reagir ao pegar seu filho Gohan como refém. E isso é só o início do contato com raças extraterrestres e uma série de tentativas de destruição da Terra e outros planetas...
 Além dos inimigos ficarem cada vez mais fortes, na série os vilões principais são conhecidos por mudar de forma, passando por verdadeiras metamorfoses, até alcançarem a sua “forma perfeita” – o que dá oportunidade para lutas cada vez mais difíceis (e legais).
http://images.wikia.com/dragonball/es/images/5/5c/Gohan_todas_las_fases_de_ni%C3%B1o.pngOutra coisa legal em DBZ é como a evolução dos personagens, visto que acompanhamos os guerreiros Z ficando cada vez mais fortes. E acompanhamos não só a geração de Goku, mas também a de seus filhos crescendo e assumindo a proteção da Terra (o que às vezes causou umas extrapolações bem duvidosas, mas fazer o quê)

Saiyajins e Namekuseijins
As raças alienígenas mais importantes em Dragon Ball Z:
 
 Os poderosos guerreiros Saiyajins, tradicionalmente um povo conquistador, violento e expansionista, seus espécimes possuem caudas de macacos, e podem se transformar em um primata gigante – a raça foi praticamente extinta por Freeza num período anterior à série, mas logo conhecemos alguns sobreviventes; uma lenda diz que Saiyajins particularmente muito poderosos podiam aumetar seu Ki de tal forma que se transformavam em Super Saiyajins, mas há mil anos nenhum indivíduo alcançou tal transformação;
  e os Namekuseijins, povo criador das esferas do dragão, com alto poder regenerativo - originalmente uma raça numerosa e violenta, dividida entre guerreiros e aqueles que podem fazer magia, criando esferas por exemplo.Na época da série os Namukeiseijins também já em pequeno número e voltados mais para a sobrevivência, sem maldade, sendo também dominados por Freeza.


DRAGON BALL GT
Na última parte da trilogia, Goku tem seu corpo transformado em criança depois de um pedido mal entendido de seu velho inimigo Pilaf às esferas do dragão de estrelas negras. A primeira parte da série nos traz Goku, Trunks e Pan procurando pelas esferas, espalhadas pela galáxia. Depois temos mais 3 sagas, com a participação de boa parte dos antigos personagens, com direito à inimigos novos e a volta de alguns já conhecidos... Ah, e eu falei que do novo nível Super Saiyajin? Pois é

Como Dragon Ball GT não foi baseado no mangá, muitos não vêem a série como canon, mas GT tem ótimas cenas e lutas também. E como não precisava esperar pelo mangá, não tinha que enrolar tanto a audiência com fillers, certo? Eu só não sei de onde tiraram deixar Goku criança de novo (e por quase toda a fase) e acho que podiam ter aproveitado melhor alguns personagens.

*edit: É importante ter em mente que DBGT não seria só como continuação, mas ainda uma homenagem à toda a série. Afinal, primeiramente temos uma fase mais "leve", com Goku criança e alguns companheiros de viagem em busca das Esferas do Dragão (como em Dragon Ball), tudo isso enquanto enfrentam inimigos variados, e depois Goku e os outros em super lutas contra vilões maiores, alguns dos quais mudam de forma (como em Dragon Ball Z). Sem falar na possessão de Vegeta, na volta do 17, na nova fase Super Saiyajin e na fusão. 
* A imagem da luta de Goku e Tao Pai Pai e a das transformações de Freeza foram restaurações das imagens originais. Veja mais restaurações e várias artes fantásticas de Dragon Ball feitas por "*Nostal" em http://nostal.deviantart.com/


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sakura Card Captor - Filmes e Especiais


Agora, para finalizar a parte informativa de Sakura Card Captors: Os filmes e OVAs. O segundo filme é obrigatório, o resto é opcional. Aí vai:

 FILME 1 - VIAGEM À HONG KONG
 O primeiro filme, Viagem à Hong Kong, não é necessário à história, mas não deixa de ser mais uma aventura da card captor. Nele temos a única aparição da carta A Flecha e o único momento em que conhecemos a família de Shaoran, descendentes de Clow (mangá incluso)!!! Na história, Sakura ganha um concurso para ir a Hong Kong, para onde viaja com Tomoyo, Touya e Yukito. Lá eles se encontram com Meiling e Shaoran, que foram passar as férias em casa, e todos acabam indo para casa dos Li. Sakura começa a ter sonhos estranhos e repetitivos, relacionados a uma mulher e à agua,  e quando acordada, é perseguida por uma presença pela cidade. Parece que não é só em Tomoeda que as coisas acontecem! O filme deve ser assistido depois da primeira temporada. Nunca trazido ao Brasil, só é encontrado legendado por fansubers. 

FILME 2 - A CARTA SELADA
O segundo filme, A Carta Selada, é que traz o final da série televisiva (daí só deve ser visto depois do último episódio). Nos primeiros minutos somos presenteados com a visão de uma área em construção, vazia durante a noite, onde vemos uma... Carta Clow! Já se passaram alguns meses desde o fim da série, e Shaoran e Meiling vêm a Tomoeda de férias, e logo uma forte presença começa a se manifestar na cidade. Acontecimentos aparentemente inofensivos não atraem a atenção de ninguém, mas logo fica claro que a missão de Sakura ainda não acabou. Felizmente o filme foi dublado e vendido no Brasil, encontrado também em locadoras – Só lamento a troca de dubladora da Sakura, mas enfim...

OVAS

Há 4 OVAs de CCS. Os quatro são curtos e divertidos, e se encaixam em diferentes momentos da série, ams não trazem revelações do enredo. O 1º OVA, pode ser visto a qualquer hora sem problemas; o 2º é pra ser visto depois durante a 3ª tem
porada; o 3º tem Meiling, mas você pode ou não esperar por ela aparecer no anime; e finalmente, o especial “A Seção de Kero” é pra ser visto depois da 3ª temporada;
 
 - A Seção de Kero é um divertido especial de Kero e Spinel, correndo atrás de um “croquete de polvo” pela cidade. Ele pode ser visto no DVD do 2º filme (voz diferente pro Spinel :( )
- O 1º OVA é sobre Tomoyo gravando o suposto “Memorial da Sakura”
- O 2º é com Sakura, Tomoyo e Eriol fazendo doces, mas com as fornadas desaparecendo assim que ficam prontas
- E por fim, há o 3º OVA, que é quando Meiling e os outros descobrem que a verdade sobre os olhos de Yamazaki!!


 ************************************************************************
Fonte dos screencaps  (Acessem para mais screenshoots e para gifs!!)

http://tomoeda-snaps.tumblr.com/tagged/seasons

Sakura Card Captor - MANGÁ X ANIME


Como havia dito, aí vêm as diferenças entre o mangá e o anime de Sakura Card Captor. Como é impossível falar sobre isso direito sem falar em SPOILER, nem olhe pro post se não quiser saber!
 

Cartas - Enquanto no mangá só existem 19 cartas, no animê, para esticar mais a história, Sakura tem que capturar 52! Na verdade, inventaram tantas novas cartas que nem o animê foi capaz de mostrar todas elas – algumas são apenas mencionadas ou só vistas fora do desenho (como onda e libra). Algumas adições foram realmente interessantes (como sono, tempo e retorno), mas algumas cartas têm uma utilidade o tanto quanto duvidosa (como bolhas e doce)... 

 
 Meiling - Muita gente odeia muita gente adora. Bem, de qualquer forma ela acrescenta alguma emoção e certo humor a mais, não? O público alvo do anime é pra crianças, então porque não fazer uma “rival” durona e escandadosa? E ela lutando contra “A luta” e ajudando Shaoran com “Os gêmeos” foram boas ideias. Além do mais a reação dela pelo fim de seu “noivado” com Shaoran foi bem tocante. E foi legal ver Meilin tentando juntar ele e Sakura no segundo filme! 



[MUITOS SPOILERS]


Shaoran capturando cartas – No mangá só quem captura cartas é Sakura – afinal era ela é quem estava destinada desde o início a ser mestra das cartas. Mas veja bem, com 52 Cartas Clow ao invés de 19, o Shaoran ia parecer muito incompetente se não capturasse nenhuma no anime. Então ele captura algumas, tenta o Juízo Final e tudo.


Sakura entende seus sentimentos
1. Ombro amigo - Apesar de eu adorar o segundo filme e tal, achei muito legal que no final do mangá, antes de entender que amava Shaoran, ela se encontra com suas amigas, que lhe ajudam a entender. O único porém é que desde a primeira vez que li notei a ausência de Naoko, mas recentemente (só recentemente!) vi uma entrevista com as mangakás, que diziam que na verdade Naoko teria um relacionamento a distância, mas a história nunca se encaixou no mangá, e acabou de fora! Mas é bom saber////Além dos amigos da escola, Kero, Yukito e Touya também apoiam Sakura. No anime ainda vemos Tomoyo ajudando Sakura, e um pouco de Yukito e Touya também. No segundo filme, Yukito e o próprio Yue dão apoio a ela!

2. Ursinho - Ah, e uma coisa que ficou de for do anime foi o ursinho que Sakura fez pro Shaoran – imagino que no filme a história do ursinho não tava mais no clima (o que é uma pena, mas enfim...).



As duas metades de Clow - Poxa, além do fato de Fujitaka também ser uma reencarnação do Mago Clow ser bem inesperado (pelo menos pra mim), ele explica muito, não? Explica porque o professor não lembra de seu passado, como que ele achou o livro The Clow e provavelmente até de onde vem os poderes da Sakura, certo? Touya puxou a sensibilidade sobrenatural da mãe, e Sakura tem grandes poderes que nem o pai... ou pelo menos que nem o pai na vida passada dele, afinal Eriol ficou com todo o poder de Clow... Mas no universo CLAMP, tudo é possível. 


Grandes momentos - roupas - Não que isso realmente importe, mas só eu achei as roupas de Sakura do Juízo Final e do confronto com Eriol bem mais bonitas no mangá? O primeiro reflete bem a magia de Clow, o sol, a lua e tal, e o segundo reflete bem a própria Sakura (rosa e com estrelas). Na verdade o traje da luta final é bem legal no anime também (com aquela capa e as estrelas), mas aquela roupa do juízo podia ser bem mais caprichada (esse lacinho com pompoms...).